quarta-feira, 9 de maio de 2012

EDUARDO GALEANO

Eduardo Galeano, escritor uruguaio,  é leitura obrigatória para quem pretende conhecer a AMÉRICA LATINA. 


AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA
O autor neste livro quebra a cronologia linear da historiografia oficial para desnudar o saque ao continente que persiste desde o descobrimento. Analisando os mecanismos de poder, os modos de produção e os sistemas de expropriação, Eduardo Galeano reescreve a história da América Latina e expõe os quinhentos anos de exploração econômica e miséria social.

*************************

     

MEMÓRIAS DO FOGO é o nome desta trilogia com obras  que formam um inventário apaixonante da saga da América, sobretudo a história da América Latina. Personagens, mitos, lendas, batalhas, vencedores e vencidos desfilam diante dos leitores em flashes carregados de lirismo e emoção.
Os nascimentos, primeiro livro, abrange os séculos XV, XVI e XVII; o segundo, As caras e as máscaras, os séculos XVIII e XIX, e O século do vento, o último a compor a trilogia, fecha o século XX. Eduardo Galeano traça um painel da história América Latina nos últimos quinhentos anos. Idolatrado pelas esquerdas, Galeano tornou-se símbolo de resistência à exploração dos povos oprimidos do continente latino-americano.

*******************

 


O LIVRO DOS ABRAÇOS (Ilustrado)

Tratar a memória como coisa viva, bicho inquieto: assim faz Eduardo Galeano quando escreve. Sua memória pessoal e a nossa memória coletiva, da América. Quando escreve, ele mostra que a história pode - e deve - ser contada a partir de pequenos momentos, aqueles que sacodem a alma da gente sem a grandiloqüência dos heroísmos de gelo, mas com a grandeza da vida. Assim é este "Livro dos Abraços". Em suas andanças incessantes de caçador de histórias. Galeano vai ouvindo de tudo. O que de melhor ouviu ele transforma em livros como este, onde lembra como são grandes os pequenos momentos e como eles vão se abraçando, traçando a vida. A memória viva, diz Galeano, nasce a cada dia. Ele diz e demonstra, em livros como "As Veias Abertas da América Latina", "Dias e Noites de Amor e de Guerra", "Os Nascimentos", "As Caras e as Máscaras", "O Século do Vento" e, agora, neste "Livro dos Abraços". Nada que possa ser dito numa apresentação é capaz de chegar perto da beleza e da emoção que estas páginas contêm. Abra este livro com cuidado: ele é delicado e afiado como a própria vida. Pode afagar, pode cortar. Mas seja como for, como a própria vida, vale a pena.

Clicando em alguns livros você poderá baixá-los em PDF

Nenhum comentário: